quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

caucule o tempo em voçe vai viver

Quanto tempo você vai viver? Calcule sua expectativa de vida
O último post falava sobre o tempo, com toda sua beleza e horror. Agora, navegando pela web, eu vi uma interessante brincadeira onde você informa alguns dados e obtém, através de cálculos, qual seria a sua expectativa de vida. Achei a brincadeira muito interessante, mais que na verdade é baseada em dados de um estudo dos cientistas Shino Nemoto e Toren Finkel publicado na revista americana Nature em 2004 (Uma importante revista de ciência). Lendo os comentários do leitores, no mesmo site onde vi o teste, um desses comentários me fez rir bastante, quando um leitor, bem humorado, disse que havia feito o teste e o resultado mostrou que ele já devia ter morrido há algum tempo. É importante saber que essas tabelas e cálculo não vão definir quantos anos cada um irá viver. Trata-se de estatística, de probabilidade a partir do conhecimento prévio de diversos fatores de risco e de proteção. Tem uma função importante quando mostra fatores que podem aumentar ou diminuir nossa expectativa de vida que vão além da genética, que por enquanto nada pode ser feito para mudar, mais de outros fatores de risco ou de proteção muito importantes e que podemos sim modificar, como exercício, qualidade de vida, obesidade, fumo.

Quer fazer o cálculo de sua expectativa de vida? click no link abaixo.
Calcule sua Expectativa de Vida 1

Quer entender um pouco como esse cálculo é feito? click no link abaixo da Revista Nature (em ingles) mais se voce sabe um poquinho de ingles dá para entender.
Nature

Quer uma segunda opinião. Aqui outro teste de expectativa de vida.
Calcule sua Expectativa de Vida 2

Outro teste de expectativa de vida. Esse, um pouco mais complexo e que precisa de dados como medidas do colesterol e da Pressão Arterial.
Calcule sua Expectativa de Vida 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentario desde ja venzo fb agradeçe sua vizita