quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

PECICLE !

Precicle !



Você sabe o que é preciclar?

É muito simples!
É pensar antes de comprar.
40% do que nós compramos é lixo.

São embalagens que, quase sempre, não nos servem para nada, que vão direto para o lixo aumentar os nossos restos imortais no planeta.

Poderia ser diferente?
Tudo sempre pode ser melhor.

Pense no resíduo da sua compra antes de comprar. Às vezes um produto um pouco mais caro tem uma embalagem aproveitável para outros fins.

Estes são os 3 R's:
Reduzir, Reutilizar e Reciclar

Reduzir o desperdício,
Reutilizar sempre que for possível antes de jogar fora, e
Reciclar, ou melhor: separar para a reciclagem, pois, na verdade, o indivíduo não recicla (a não ser os artesãos de papel reciclado).

O termo reciclagem, tecnicamente falando, não corresponde ao uso que fazemos dessa palavra pois reciclar é transformar algo usado, em algo igual, só que novo.
Por exemplo, uma lata de alumínio, pós-consumo, é transformada, através de processo industrial, em uma lata nova.
Quando transformamos uma coisa em outra coisa, isso é reutilização.
O que nós, como indivíduos, podemos fazer, é praticar os dois primeiros R's: reduzir e reutilizar.
Quanto à reciclagem, o que nós devemos fazer é separar o lixo que produzimos e pesquisar as alternativas de destinação, ecologicamente corretas, mais próximas.

Pode ser uma cooperativa de catadores ou até uma instituição filantrópica que receba material reciclável para acumular e comercializar.

O importante é pensarmos sobre os 3 R's procurando evitar o desperdício, reutilizar sempre que possível e, antes de mais nada,

preciclar!

Ou seja: Pensar antes de comprar.
Pensar no resíduo que será gerado.

Evite embalagens plásticas: elas poderão ser transformadas em produtos plásticos reciclados. O vidro é totalmente reciclável e muito mais útil em termos de reutilização da embalagem.

Preciclar é pensar que a história das coisas não acaba quando as jogamos no lixo. Tampouco acaba a nossa responsabilidade!


Pólita Gonçalves





Curiosidades
Sistema de Irrigação Utiliza Garrafas Pet
Produtores rurais da cidade do Vale do Rio Doce estão utilizando um sistema de irrigação feito com garrafas pet. O sistema foi criado alunos do 7º período do curso de Agronomia da Universidade Vale do Rio Doce (Univale), coordenados pelo professor Carlos Roberto Costa. A invenção representa uma grande economia aos agricultores da região, além de reutilizar uma quantidade significativa de lixo cujo a decomposição levaria centenas de anos. Assista ao vídeo ao lado que mostra como construir o aspersor de garrafas pet.

Com informações do site http://viversustentavel.wordpress.com
Aquecedor Solar Feito de Embalagens Descartáveis
Construção e Instalação do Aquecedor Solar Composto de Embalagens Descartáveis
(Lixo Vira Água Quente)

Conheça como funciona o aquecedor desenvolvido por José Alcino Alano com o apoio de sua familia, de Tubarão (SC).

"Com o propósito de dar um destino útil às embalagens pet , caixas tetra pak, bandejas de isopor, sacolas plásticas, etc., surgiu-nos a idéia de aplicá-las num aquecedor solar alternativo, em sintonia com nossa preocupação na adoção, sempre que possível, por sistemas ecologicamente corretos.
Em conseqüência dos resultados obtidos, com um projeto extremamente simples e barato, sentimos que poderíamos dar um destino coletivo, à implantação do mesmo." explica Alcino.

Clique aqui para baixar o Manual em PDF, elaborado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Paraná com todos os detalhes do projeto ou acesse: http://josealcinoalano.vilabol.uol.com.br/manual.htm.


Foto: Secretaria do Meio Ambiente
do Estado do Paraná.
Lata Velha Vira Antena para Internet
Veja esta reportagem exibida na tv alterosa falando da internet via-lata de graça, onde uma lata velha de óleo de cozinha é transformada em uma antena capaz de receber sinal para acesso à internet numa distância de até 4Km.
Clique aqui para as instruções de montagem da antena em lata de óleo, apelidada de sinhantena. Também há o modelo feito com latas de batatas Pingles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentario desde ja venzo fb agradeçe sua vizita