quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

brasil emeio ambiete


Brasil e meio ambiente

O Brasil é um país de dimensões continentais que ocupa quase metade da América do Sul. Sua grandeza territorial abriga uma imensa variedade de elementos físicos e naturais. Bacias fluviais, águas marítimas e subterrâneas, florestas, planícies alagadas, dunas, mangues, entre tantos outros, compõem o meio ambiente brasileiro e contribuem para que o país possua a maior biodiversidade do planeta.
Seus 8,5 milhões de km² comportam diferentes zonas climáticas que incluem o trópico úmido no Norte, o semiárido no Nordeste e áreas temperadas no Sul. Essas diferenças contribuem para a ocorrência de uma grande variedade ecológica. No total, o país possui sete diferentes tipos de biomas, ou seja, grupos da fauna e flora interagindo com o meio físico.
Dentre os biomas brasileiros (Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal, Costeiro e Pampas), a Amazônia é o destaque nacional e internacional. Com a maior floresta tropical úmida do mundo, ela possui a maior variedade de vida da Terra.
Tão variável quanto os biomas brasileiros são a fauna e a flora do país. O Brasil abriga aproximadamente 20% de todas as espécies animais e vegetais existentes no planeta. Os números conhecidos são de aproximadamente 524 espécies de mamíferos, 517 de anfíbios, 1.677 de aves e 468 de répteis vivendo em seu território. Dentre essas formas de vida, grande parte é endêmica, ou seja, são exclusivas do Brasil: 131 espécies de mamíferos, 294 de anfíbios, 191 de aves e 468 de répteis. Além disso, várias espécies da flora brasileira possuem importância econômica mundial, como o abacaxi, o amendoim, a castanha do pará, a mandioca, o caju e a carnaúba.

Fonte: Ministério do Meio Ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça seu comentario desde ja venzo fb agradeçe sua vizita